Uma história de amor. Esta é a síntese da biografia do fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria e do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Berthaldo Soares. Nascido em 1967, advogado, empresário, casado com Kenya Camerotte Soares e pai de três filhos, esse homem de Deus dedica suas 24 horas do dia à Capela das Aparições do Rio de Janeiro, construída em agradecimento Àquela que devolveu-lhe a vida: Nossa Senhora e o seu Imaculado Coração.

A Doença

Nossa Senhora vem conquistando Berthaldo há muito tempo. Começou logo após um intenso deserto de dor e angústia, quando ele era muito jovem, na qual uma evolutiva doença tentara deteriorar sua saúde psíquica e física, deixando-o acamado, necessitando de acompanhamento médico.

Hoje, Berthaldo tem consciência de seu transtorno ocorrido na década de 1980, quando o levou ao fundo do poço. A depressão era uma crise de sua própria existência e ausência do Pai. Mas Maria já operava em sua vida naquela época, mesmo sem sua percepção. A Mãe de Deus, instrumentada por seus familiares que nunca o abandonaram e sempre o levou à Ela, e pelos rotineiros Terços rezados por sua mãe, seu pai e amigos, Nossa Senhora já atuava em Berthaldo, impulsionando-o a um caminho de vitórias e intensa dedicação à Igreja.

Os efeitos da Oração do Santo Terço começaram a agir, quando uma freira sonhou com Berthaldo por mais de uma semana. No sonho, Maria Santíssima pediu à irmã Letícia que o conduzisse a uma Igreja para ter um momento de oração com um sacerdote. E assim foi feito. A partir dessa data sua vida mudou incondicionalmente.

Berthaldo iniciou sua trajetória alicerçado por Nosso Senhor, após uma oração de cura feita pelo padre Sebastião Pereira de Souza, conhecido como frei Inocêncio. O sacerdote motivou o jovem a retornar com suas obrigações sacramentais: a confissão e a Santa Eucaristia. Foi quando começou a doar seus serviços à Igreja e ajudar nas missas, diariamente. Por conseguinte, trabalhou com a iniciação cristã (catequese e crisma) de crianças e adultos sem escolaridade. E, com o passar do tempo, sua vida já estava totalmente entregue aos serviços de Deus.

A Tarde com Maria

308573_10150436009853140_670737660_n

Berthaldo Soares teve vontade de fazer algo em agradecimento a Nossa Senhora por todas as graças recebidas Dela. Estabeleceu uma meta em sua missão, mesmo sem saber os reais planos de Deus.

O seu primeiro grande evento foi a Oração do Santo Terço na praça Serzedelo Correia, em Copacabana, com mais de três mil pessoas. Berthaldo, com ajuda de seus amigos, comprou e estampou duzentas camisetas com uma tela do Coração Imaculado de Maria. Ele e outros companheiros de fé secavam, embrulhavam e vendiam na igreja. E com esse dinheiro montaram o primeiro de muitos outros palcos. E a Tarde com Maria iniciava seu caminho de salvação e conversão de muitas pessoas.

Quando a Tarde com Maria completou dez anos, Berthaldo e uma legião de apaixonados por Nossa Senhora fizeram uma das maiores procissões urbanas do mundo, com 250 quilômetros dentro do mesmo município. Adiante, Berthaldo é vai a Roma com um relatório a ser enviado à Secretaria de Estado do Vaticano, com registros surpreendentes. Um dos eventos realizados na Tarde com Maria alcançou um público com cerca de 100 mil pessoas, entre procissão e evento, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro, em 1996.

Ao chegar em Roma, o Papa João Paulo II recebeu Berthaldo em seu apartamento pontifício e puderam conversar sobre os trabalhos realizados pela Tarde com Maria. Informações que deixaram o Santo Padre muito entusiasmado.

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro

Em comemoração aos 20 anos de Tarde com Maria, foi realizado uma peregrinação a Itália e Portugal. Em Fátima, Nossa Senhora inspirou uma nova missão ao Berthaldo Soares: a construção da réplica idêntica da Capela das Aparições de Fátima aos pastorinhos – Lucia, Jacinta e Francisco – no Rio de Janeiro.

O inimaginável foi realizado: com a aprovação do bispo de Leiria-Fátima e do arcebispo do Rio de Janeiro, em maio de 2009, iniciaram as obras do Santuário de Fátima, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. E, em maio de 2011, a inauguração foi concretizada. Foi apenas o início da missão de levar a mensagem de Nossa Senhora de Fátima mais rápido aos corações de seus filhos necessitados de salvação.

Saiba mais sobre o Santuário