SDD-17.03-BG
17 março 2017           CategoryCatequese, Destaques, Notícias, Santo do Dia

São Patrício

Hoje é dia de São Patrício (389-461), bispo. De origem romano-inglesa, seu pai, Calpúrnio, foi diácono e funcionário municipal. Seu avô foi padre – naquela época não havia a lei do celibato. Seu nome completo provavelmente foi Patricius Magonus Sucatus.

Por volta de 403, foi carregado como escravo para a Irlanda, terra de pagãos. Após seis anos de cativeiro, conseguiu escapar, viajando duzentas milhas até o navio que o levaria à liberdade. Com 23 anos, reencontrou seus familiares.

Após receber as ordens sagradas, dirigiu-se para a Irlanda, não mais como escravo, mas como pregador do Evangelho. Já tinha sido sagrado bispo por São Germano em 432. Em trinta anos, converteu toda a Irlanda ao Cristianismo.

Morreu declarando em suas confissões: “Eu me lancei nas mãos de Deus onipotente, uma vez que ele governa tudo, conforme a palavra do Profeta: entrega ao Senhor as tuas preocupações, e ele próprio te sustentará.” Eis o segredo da coragem, da determinação e do êxito do Apóstolo da Irlanda.

São Patrício é modelo para todos os que diante das dificuldades da evangelização recobram o ardor missionário, mediante oração, organização e planejamento.

DomEdsonCortado copiar
Autor: Dom Edson de Castro Homem, bispo diocesano de Iguatu
Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe seu comentário:

*

Seu email não será publicado.

© 2014 Tarde com Maria