19 Março 2017           CategoryCatequese, Destaques, Notícias, Santo do Dia

São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.

Hoje é dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Por isso, a Liturgia Católica se despe da austeridade quaresmal, simbolizada pela cor roxa e a sobriedade, para se revestir de alegria e de branco.

José, de ascendência real, tem sua genealogia traçada pelos evangelistas São Mateus e São Lucas. Guiou, protegeu e sustentou a Sagrada Família. Foi o responsável pela educação de Jesus, considerado o filho do carpinteiro, cuja profissão aprendeu.

Maria reconheceu os direitos legais da paternidade de José ao dizer: “Teu pai e eu, aflitos, te procurávamos”, em consonância com a vontade de Deus, que a entregou com seu Filho aos seus cuidados, pois se tratava de “um homem justo”.

Embora não tenhamos uma história completa de José, admite-se que tenha morrido antes que Jesus tivesse iniciado sua vida pública. A devoção popular o vê como padroeiro da boa morte por imaginá-lo vivendo e morrendo ao lado de Maria e de Jesus.

A proteção dispensada à Sagrada Família fez com que o povo cristão o visse como padroeiro das famílias e, sobretudo, da grande família de Deus, espalhada por todo o mundo, que é a Igreja. Assim, o Papa Pio IX proclamou o patriarca São José “patrono da Igreja Universal”. São José é para todos nós modelo de obediência à vontade de Deus e exemplo de cooperação com o plano da nossa salvação, servindo a Jesus e a Maria.

 

DomEdsonCortado copiar
Autor: Dom Edson de Castro Homem, bispo diocesano de Iguatu
Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe seu comentário:

*

Seu email não será publicado.

© 2014 Tarde com Maria