17 fev - sete santos fundadores dos frades servitas SDD site
17 fevereiro 2017           CategoryCatequese, Santo do Dia

Sete Santos Fundadores dos Frades Servitas

Hoje é dia dos Sete Santos Fundadores dos Frades Servitas. Entre 1225 e 1227, sete jovens florentinos entraram para a Confraria da Santíssima Virgem, conhecida como Confraria dos Louvadores. Chamam-se Santo Aleixo Falconieri, irmão leigo; São Bonfiglio Monaldi, São Bento dell’Antella, São Bartolomeu Amidei, São Ricovero Uguccioni, São Gerardino Sostegni e São João Buonagiunta, sacerdotes.

Em 15 de agosto de 1233, enquanto eles louvavam a Virgem Maria, diante de sua imagem, como de costume, esta se mexe, dando-lhes a impressão de dor, em razão das lutas fratricidas em Florença.

Então, sentiram a inspiração de se retirarem do mundo para um lugar solitário, e viveram como eremitas, no estilo de vida mendicante da Idade Média. Três eram solteiros, dois viúvos e dois casados. Portanto, quatro deles tiveram de providenciar o sustento para seus dependentes antes de se retirar para uma vida de oração e de penitência.

O Cardeal Castiglione, ao visitá-los, exigiu-lhes que se organizassem em vida comunitária, e aceitassem novos candidatos. Em 13 de abril de 1240, após terem permanecido em oração, viram a figura da Virgem, que lhes colocou o hábito negro, enquanto um anjo segurava um rolo de pergaminho com a inscrição: Servos de Maria.

O primeiro a se unir aos sete foi o capelão e diretor espiritual dos Louvadores, Tiago de Poggis. O mais velho, São Bonfílio, foi eleito superior. Com exceção de Santo Aleixo Falconieri, falecido em 17 de fevereiro de 1310, que quis permanecer irmão leigo e era o mais conhecido entre os servitas. Os demais foram ordenados sacerdotes.

Os Sete Santos Fundadores dos Frades Servitas são modelos de amor e de devoção a Maria, e por ela exemplos para todos os servidores do Cristo e da Igreja.

DomEdsonCortado copiarAutor: Dom Edson de Castro Homem - Bispo Diocesano de Iguatu
Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe seu comentário:

*

Seu email não será publicado.

© 2014 Tarde com Maria