16 fevereiro 2017           CategoryCatequese, Santo do Dia

Beato José Allamano

Hoje é dia do Beato José Allamano (1851-1926), sacerdote. Nasceu em Castel Nuovo d’Asti, perto de Turim, na Itália, em 21 de janeiro. Sobrinho de São José Cafasso, estudou na Escola de São João Bosco e ingressou no Seminário Diocesano de Turim.

Ordenado sacerdote aos 22 anos, foi destinado à formação dos seminaristas. Nomeado reitor do santuário de Nossa Senhora Consolata, em 1880, transformou esse templo mariano em centro de vida espiritual. Apoiou o apostolado dos leigos na Ação Católica. Colaborou com seu bispo em comitês diocesanos. Foi nomeado cônego da catedral.

Em 1901, fundou o Instituto Missões Consolata e, em 1910, o Instituto Missionárias da Consolata, ambos destinados a enviar evangelizadores ao mundo. Assim, direcionou sua força espiritual para as obras missionárias, inclusive incentivando a instituição do Dia Mundial das Missões. Cultivou a devoção a Nossa Senhora, a Eucaristia e ao Papa.

Faleceu no dia 16 de fevereiro, em um pequeno quarto junto ao santuário da Consolata. O Beato cônego José Allamano é modelo de sacerdote dedicado às obras missionárias e à difusão do Evangelho de Cristo entre as nações.

DomEdsonCortado copiarAutor: Dom Edson de Castro Homem - Bispo Diocesano de Iguatu

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe seu comentário:

*

Seu email não será publicado.

© 2014 Tarde com Maria