15 Fevereiro 2015           CategoryDestaques, Notícias, Pastorinhos de Fátima

A Santa Sé, por meio do decreto enviado pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, autoriza a Capela das Aparições do Rio de Janeiro a celebrar a Memória Facultativa dos Pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, que acontecerá no dia 20 de Fevereiro.

A celebração da Memória Facultativa dos Beatos Francisco e Jacinta Marto dar-se ao fato de nesse dia se recordar a morte da Jacinta, a última dos dois irmãos a falecer. As festas litúrgicas dos santos recaem muito frequentemente no dia da sua morte que, na comunidade eclesial, é tido como o “dies natalis”, o dia do nascimento para a vida eterna. No caso do Francisco e da Jacinta, optou-se por evocar a sua memória na data da mais nova dos dois videntes de Fátima.

O sentido desta Festa para a Igreja e para o Mundo dar-se a vocação à santidade dessas duas crianças. Vemos, por meio das memórias da Irmã Lúcia de Jesus, a também pastorinha de Fátima que, em vida, os videntes conseguiram viver os apelos com que Nossa Senhora os desafiou, de tal forma que acompanhar a história desses dois Beatos é ratificar a concretização da mensagem de Fátima.

Decreto em Latim, na qual autoriza a celebração da Memória Facultativa dos Beatos Francisco e Jacinta Marto

Decreto em Latim, na qual autoriza a celebração da Memória Facultativa dos Beatos Francisco e Jacinta Marto

Segue a íntegra do decreto em português

Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

Prot. N. 99/15

SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

 

Tendo solicitado o Eminentíssimo e Reverendíssimo Dom Orani João Cardeal Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, por carta do dia 10 do mês de outubro de 2014 a esta Congregação, por força da faculdade dada pelo Sumo Pontífice Francisco, de bom grado, concedemos que na Igreja do Santuário dedicado a Deus, em honra da Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima, dentro de seus limites, acima ditos da Arquidiocese sejam celebrados os Beatos Francisco e Jacinta Marto, no dia 20 do mês de fevereiro, no grau de memória facultativa a ser feito todos os anos.

Dado pela Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, no dia 13 de fevereiro do ano de 2015.

Quanto aos textos litúrgicos referentes, recorram aos que para Portugal já foram aprovados (Pront. N. 660/00 Let et 1510/00L) e este decreto atesta. Fica revogado tudo aquilo que seja contrário.

 

Roberto Cardeal Sarah

Prefeito

Arthur Roche

Arcebispo Secretário

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Deixe seu comentário:

*

Seu email não será publicado.

© 2014 Tarde com Maria